Automatização bancária: o que é, como funciona e seus benefícios.

Automatização bancária: o que é, como funciona e seus benefícios.

Automatizar processos é uma das principais vantagens que a tecnologia nos forneceu para a rotina organizacional muito mais eficaz. 

Com ela, a empresa pode focar em outros recursos e atividade humana em processos mais importantes, gerando maior competitividade e eficácia. 

Com o Bankmanager você consegue automatizar todos os seus processos, mas você sabe o que automatização bancária significa?

 

O que é automatização bancária?

Automatizar trata-se de aplicar soluções tecnológicas em determinados  processos que antes eram feitos pela interação humana, utilizando softwares pré-programados, a fim de reduzir a porcentagem de erros em tarefas rotineiras. 

Iniciada na década de 70 e utilizada até hoje, a automatização bancária foi criada para oferecer serviços rápidos e de qualidade aos seus clientes. 

E aplicada internamente, é integrada aos processos de gestão da empresa e seus funcionários, possibilitando automatizar e gerenciar serviços rotineiros e sem a necessidade de interromper o fluxo de trabalho. 

 

Como funciona a automatização bancária?

A automação bancária afeta todas as operações de uma instituição financeira, incluindo processos internos e externos. E reduz custos e oferece para os clientes serviços mais correlativos, que ajudam o negócio a focar seus esforços em atividades correlatas com a atividade principal da empresa.

Tanto pelo autoatendimento, quanto pelos serviços de internet banking ou mobile banking, onde o cliente não depende mais apenas do caixa para ser atendido.

Com isso, a instituição financeira irá garantir que seus consumidores sempre serão atendidos com eficiência e agilidade. Além dos profissionais de TI, que ganham mais rapidez e conseguem trabalhar com mais qualidade por meio da automação bancária.

A automação nas operações internas é essencial para sustentar a estratégia do canal digital, pois o cliente que utiliza o mobile banking, por exemplo, tem um comportamento diferente e necessita de respostas rápidas do banco.

Mas a automatização bancária vai além do que apenas um banco pode oferecer. Hoje existem diversas empresas que disponibilizam soluções para automatizar ainda mais esse processo.

Vamos ver mais adiante o benefícios dessas soluções:

 

Quais são os benefícios da automatização bancária?

São inúmeros os benefícios da automatização bancária, alguns deles são:

 

Agilidade:

Na época dos grandes volumes de pagamento, os bancos sempre foram conhecidos por demorar uma eternidade para atender de forma adequada seus consumidores, com a automação, os clientes podem apenas acessar o aplicativo e realizar o que precisam. Além disso, soluções de mercado que consigam entregar opções multibanco e multiempresa, agilizam o trabalho do departamento financeiro, uma vez que os analistas da área não precisam entrar em conta por conta, banco por banco e sim ter uma visão geral de todo o processo.

 

Segurança nos processos: 

Com inteligência artificial e sistemas de monitoramento que conseguem reagir com mais assertividade a possíveis ataques e fraudes, com a automação bancária,há um aumento da integridade e confiabilidade da instituição financeira. Porém, um dos grandes desafios das empresas é gerenciar os diversos tipos de protocolos e alçadas que cada banco oferece. Com um sistema como o Bankmanager é possível criar um único padrão, trazendo muito mais controle para a empresa e o mesmo nível de compliance independente do banco utilizado.

 

Melhor qualidade da experiência do cliente:

A automação permite resposta mais rápida e eficaz, utilizando o chatbot por exemplo, aos seus clientes, o que aumenta a confiabilidade deles. 

 

Gestão: 

Além da redução dos erros operacionais , de custo e aumento no controle das informações, a equipe consegue focar em processos mais estratégicos de desenvolvimento  para a melhor administração da companhia.

 

Qual a importância da automatização bancária?

Com a automação bancária é possível padronizar processos e oferecer uma melhor experiência para seus clientes e a sua empresa têm ganhos de eficiência na operação e na gestão do negócio.

A automação tem um papel crucial em inúmeros problemas enfrentados pelas empresas. Para saber exatamente o que pode ser automatizado ou não, o gestor de TI deve atuar lado a lado com outras áreas para compreender como a tecnologia impacta o seu dia a dia e, assim, buscar as estratégias corretas.

 

Além de todos esses benefícios, com o Bankmanager você não precisa depender de apenas uma única instituição para automatizar, o Bankmanager otimiza a rotina do seu departamento financeiro com agilidade e qualidade, funcionando como Internet Banking Multibanco e Multiempresa.  Ficou interessado em implantar esse sistema na sua empresa? Fale agora com nossos consultores!