Fale agora

Bankmanager

A importância da gestão financeira nas construtoras.
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A gestão financeira em qualquer setor é algo extremamente importante, nas construtoras por envolver inúmeros projetos, orçamentos, cadeias de abastecimento complexas e uma necessidade de fortalecer seus processos com clientes, parceiros e demais operações é de grande ajuda ter uma gestão eficaz.

O impacto da gestão financeira nas construtoras

Desde a crise imobiliária de 2008, o setor de construção vem enfrentando altos e baixos, além de uma grande queda nas vendas. Com isso, apenas as construtoras que têm uma grande gestão financeira conseguem se manter estável, visto que é com ela que é possível ter uma visão melhor da parte financeira da sua empresa e não ser tão afetada com imprevistos.

Porém, segundo o IBGE, esse setor cresceu 9,7% em relação a 2020, o que representa o maior crescimento anual desde 2010, superando toda a crise e tornando um setor fundamental para a economia brasileira.

Com esse crescimento significativo, é ainda mais necessário ter controle de custos bem elaborado, principalmente de fornecimento de matéria prima e mão de obra qualificada para ter um planejamento financeiro sem erros. 

Isso é fundamental para entender a situação financeira da empresa, saber se a estratégia está fluindo ou identificar algum problema antes que se torne algo muito grande e impedir uma queda significativa no lucro da empresa. 

E isso vai além de analisar o fluxo de caixa, é necessário avaliar detalhadamente cada fator do financeiro da empresa, a ponto de saber se a  construtora está gerando lucro ou prejuízo.

Os maiores desafios da gestão financeira para construtoras

Um dos maiores desafios é manter o orçamento e prazos em dia, visto que imprevistos sempre acontecem, como burocracias, defeitos em máquinas e variação no preço de matéria-prima são alguns dos mais comuns.

A dificuldade de deixar o caixa sempre positivo e a complexidade do trabalho também afetam muito, sendo necessário procurar por soluções que automatizam esse processo e reduzam a margem de erro. 

Dicas para equilibrar as finanças da construtora

Para melhorar significativamente a gestão financeira da sua construtora, basta seguir essas dicas!

Tenha controle dos prazos

Isso vai além dos prazos de pagamento, Tenha um cronograma de construção alinhado ao orçamento de obra, liste as etapas de construção e determine o valor máximo que deve ser gasto em cada uma delas.

Isso ajuda a prever gastos e saldos futuros, sem precisar utilizar o achismo, além de conseguir tomar decisões com antecedência para que sempre mantenha o caixa no positivo.

Tenha controle de cada detalhe do financeiro

É importante ter ciência de como anda a saúde financeira da construtora, para isso controle as despesas, custos, recebimentos e pagamentos.

Controlar em detalhe o seu fluxo de caixa auxilia o acompanhamento dos recursos financeiros do caixa, seja a falta ou excesso dele. 

Assim é possível prever se estará no vermelho e por quanto tempo, sendo possível organizar seus recursos para que a empresa não fique no vermelho.

Controle o contas a pagar

Um dos principais problemas das construtoras é o alto volume em folha de pagamento para os profissionais que atuam como mão-de-obra e de fornecedores, por ser muito complexa de atualizar quando as construtoras têm muita mão de obra terceirizada e cada uma delas trabalha com um banco principal, consequentemente, é necessário diversos acessos nos bancos para fazer a aprovação do pagamento.

Sendo mais difícil fazer o controle de pagamentos aos seus fornecedores, principalmente manualmente, e também a falta de controle financeiro que isso traz.

Para solucionar este problema é necessário uma solução de gestão financeira completa, como o Bankmanager. 

Nele, você tem acesso a todas as suas contas em apenas uma única plataforma e utilizando somente um token, isso traz agilidade, segurança e eficácia para a construtora.

Utilize softwares de gestão financeira

Nesse cenário, o Bankmanager, auxilia o controle eficiente nas operações e gerando ainda mais lucro para a empresa, visto que ele mantém os  processos sob controle e garante a segurança das informações trafegadas seguindo todo critério da Lei LGPD.

Além de automatizar os cálculos e relatórios, que são essenciais para a análise e tomada de decisões e reduzir o tempo de execução das tarefas rotineiras.

Com o Bankmanager é muito mais simples mensurar resultados e medir a produtividade da empresa! Entre em contato conosco e garanta a melhor plataforma de gestão financeira do mercado.