Fale agora

Bankmanager

Gestão Financeira Estratégica: como organizar a gestão do seu contas a pagar e a receber?
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Antes nas empresas, se evitava ter relacionamento com diversos bancos, por conta de taxas e condições, mas atualmente é inviável que isso aconteça. É muito comum que empresas tenham contas em diversos bancos por conta dos recebimentos de boletos, folhas de pagamento e pagamentos a fornecedores.

Mas com muitas instituições, gera a necessidade de um gerenciamento de contas muito mais detalhado e sem erros. 

A necessidade de uma gestão financeira estratégica

Com o passar do tempo, a tecnologia foi evoluindo e criando a necessidade de uma maior segurança financeira digital, e com ela surgiram diferentes logins, acessos, portais, padrões de senhas, tokens e perfis autorizadores, o que intensificou o trabalho manual das empresas para o gerenciamento dessas contas, que precisam estar sempre gerenciando, atualizando, controlando o fluxo de caixa, fazendo a conciliação bancária e também atuando na pulverização de bancos com tipos específicos de operações. Esse cenário abriu portas para a automação financeira, pois se uma empresa possui filiais ou trabalha com diferentes CNPJs, o trabalho manual aumenta, e evidencia erros e uma rotina de retrabalhos, tirando o espaço para atitudes estratégicas no time. 

Como ter uma gestão financeira estratégica?

O impasse estava em conciliar e juntar todas as informações e evitar erros humanos, que podem inserir dados com alguma falha, gerando retrabalhos no futuro e impossibilitando a visão de um fluxo de caixa certo.

O caminho óbvio a seguir foi reduzir ao máximo as tarefas manuais, com um sistema de gerenciador financeiro que faz a junção de todas as contas e dá uma visão panorâmica do caixa da empresa, reunindo todas as informações em apenas um lugar. 

Os colaboradores têm acesso a todas as contas, acompanham entradas e saídas, acesso a planilhas entre outras regalias automaticamente. Facilitando o trabalho operacional da equipe e deixando que eles tenham tempo e foco onde é realmente necessário.

E essa mudança não ocorre apenas no âmbito operacional. Para ter uma gestão estratégica eficiente é importante que os gestores e c-levels tenham uma visibilidade completa dos processos e que suas ações também sejam facilitadas pelo aspecto digital. No âmbito gerencial, um dos principais impactos de tempo é a aprovação de pagamentos, que tende ser algo extremamente burocrático e moroso, uma vez que com a maior quantidade de processos espalhados em diversos bancos, exige a entrada em cada um deles para realizar esse operação, tomando um tempo desnecessário que poderia estar sendo dedicado à uma visão estratégica da companhia.

O empoderamento digital do departamento financeiro

Nos últimos anos a revolução digital impactou diretamente os negócios e com a área financeira não foi diferente. Hoje os CFOs precisam estar cada vez mais atentos a processos digitais, que distanciem suas equipes de ações operacionais para que possam se dedicar a análises de cenários, visando a melhoria contínua dos negócios.

Soluções tecnológicas voltadas à automação de processos

Os softwares SaaS são o futuro da gestão de negócios justamente por romper as barreiras físicas e proporcionar aos gestores de empresas soluções completas e bastante complexas de coleta, análise e armazenamento de dados, totalmente online.

Pensando nesse cenário e com o objetivo de apoiar as empresas na redução de tarefas manuais e aumentar o potencial estratégico dos departamentos financeiros, a Finnet lançou o Bankmanager.

O Bankmanger oferece a automação e otimização dos processos, fazendo com que os colaboradores foquem em outras áreas que não estavam sendo muito bem atuadas por conta de todo o processo manual. Porém as vantagens do Bankmanager são muitas, atuando também em situações onde as dificuldades com a integração tecnológica são prejudiciais, como: 

Falta de produtividade;

Falta de organização dos processos;

Muitas telas para analisar os dados;

Falta de informações seguras para as tomadas de decisões;

Inúmeros acessos e sistemas bancários obsoletos e sem padronização.


Quer ter uma gestão financeira capacitada? Clique aqui e agende uma reunião para conhecer a plataforma!