Fale agora

Bankmanager

Conciliação bancária: saiba tudo sobre esse processo!
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A melhor forma de evitar surpresas nas finanças e na contabilidade da sua empresa é pela conciliação bancária, ela é um dos pilares de uma gestão financeira bem executada, ajuda a evitar fraudes e garantir um saldo confiável.

Ou seja, é essencial para todas as empresas de qualquer porte, pois a falta desse planejamento é uma das maiores razões para o fechamento dos negócios. Agora falaremos mais sobre esse conceito!

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é o ato de comparar e conciliar o saldo interno da empresa e o extrato bancário. O fluxo de caixa é conferido, somado ao saldo e às movimentações da conta corrente. 

Permitindo o controle de todos os lançamentos da empresa e identificando possíveis erros nas finanças. Ter o saldo bancário correto ajuda na verificação de caixa futuro. 

O objetivo da conciliação bancária é de avaliar se o controle interno está batendo e se todos os dados referente ao lançamento estão de acordo com os extratos ou se há alguma incoerência que precisa ser revisada.

Isso garante a saúde financeira e afirma que não ocorrerá nenhum problema inesperado. É válido ressaltar que cada empresa tem uma necessidade diferente de conciliação, podendo ela ser realizada semanalmente ou até anualmente!

A conciliação bancária costuma ser requisitada em auditorias externas para comprovar a movimentação financeira da empresa.

Vantagens da conciliação bancária

Com a conciliação bancária não há necessidade de se preocupar com possíveis erros de dados no controle financeiro, além disso com ela podemos:

Ter controle das movimentações financeiras

Com esse controle, é possível ter uma visão clara do movimento financeiro, sendo capaz de identificar se a empresa está operando no positivo ou negativo.

Aprimorar o planejamento

Com a boa gestão, a conciliação consegue fazer previsões para o futuro da empresa. Planejando  receitas, despesas, custos e investimentos.

Reconhecer fraudes internas

O controle ajuda a evitar muitos problemas, como por exemplo as fraudes, causadas por depósitos com valores inferiores ao real, ou cheques não compensados ou depositados.

Garantir um bom saldo bancário

Ter o planejamento e a certeza do valor que possui em caixa, um saldo bancário confiável e não levar sustos e nem se basear em probabilidades são as maiores vantagens da conciliação bancária!

Conciliação bancária X Fluxo de caixa

É muito comum confundirmos os dois termos, porém eles executam papéis diferentes. Vamos entender um pouco mais sobre isso:

Fluxo de Caixa 

Ele é o controle financeiro, que registra as entradas e saídas do negócio. Sendo indispensável para a saúde financeira é fundamental identificar se a empresa está lucrando ou tendo prejuízos. Por esse motivo é indicado que o fluxo seja realizado diariamente, isso vale para pequenas, médias e grandes empresas.

Para entender tudo sobre fluxo de caixa clique aqui!

Conciliação bancária

Já a conciliação bancária, como foi dito, é a comparação entre o controle interno e os valores que foram lançados no extrato bancário. Mas para realizar a conciliação, é importante ter o fluxo de caixa atualizado corretamente. 

Mesmo não sendo a mesma operação, os dois são indispensáveis para uma boa gestão financeira e se complementam!

Conciliação bancária X Múltiplos bancos e contas

Já imaginou ter que fazer essa conciliação banco a banco e manualmente?

Esse é o cenário de muitas empresas que utilizam planilhas manuais, abrir cada página de cada banco, fazer a comparação, colocar na planilha… É um trabalho muito desgastante, e ainda está sujeito a erros e desorganização.

Agora é possível entender a importância da conciliação, mas por ser uma tarefa muito complexa, muitas vezes é inviável fazê-la manualmente, e para isso temos a melhor solução que se chama Bankmanager, nele é possível fazer esse processo e muitos outros de maneira totalmente automatizada!

Além disso, é multibancos, ou seja, com ele é possível fazer a conciliação com múltiplos bancos e CNPJ em apenas um lugar, sem precisar fazer retrabalho. Não perca mais tempo, fale conosco e adquira essa plataforma!