Fale agora

Bankmanager

Controle Financeiro: como garantir o melhor planejamento para a sua empresa?
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Ter um bom controle financeiro é a melhor forma de cuidar do seu dinheiro. Possibilitando ter mais controle da sua renda, gastos, reserva financeira, investimentos, etc. 

Uma boa gestão financeira é a base para a construção do controle financeiro, mas o que realmente significa isso? Iremos nos aprofundar nesse conteúdo!

O que é controle financeiro?

É o conjunto de ações para ter um maior e melhor planejamento financeiro, corrigindo falhas. Também entendemos como a sistematização das atividades financeiras, tendo como principal objetivo a avaliação da situação econômica da empresa.

É nele que se equilibra as finanças, controla as despesas e gostos, investe e mantém as reservas de emergência, basicamente onde organiza a saúde financeira da empresa. Geralmente ele é atualizado todo mês e medidos por ferramentas adequadas e confiáveis como o Bankmanager, por exemplo. 

Importância do controle financeiro

Ele é fundamental para que o negócio funcione e que lucre, mantendo as empresas ativas e que tenha um capital de giro relevante. Para isso, é necessária muita organização e planejamento, pois é dessa forma que são feitas estratégias para uma ampliação segura e sólida. 

A gestão financeira, como dito anteriormente, atua em todo o processo de planejamento e controle financeiro, sendo responsável pelas funções administrativas. 

O planejamento e controle financeiro são alma gêmeas na boa gestão, as finanças precisam ser bem planejadas e todo rumo da execução deve ser controlado, acompanhando e registrando tudo. 

Mantendo o controle total do capital e da saúde financeira, esse processo cíclico requer dados concretos e sempre atualizados para atingir os objetivos e planos de ação da empresa. 

Como ter o controle financeiro?

Já é possível entender que para um controle financeiro eficaz ser feito precisa de muita dedicação, agora falaremos de passos para um bom controle!

Capital de giro

É o conjunto de valores para a movimentação da empresa, onde se gerencia os valores pagos a prazo. Envolvendo gestão de fornecedores, estoque, salários, custos operacionais, encargos, impostos, entre outros gastos. O cálculo é a soma de contas a receber subtraindo o contas a pagar. 

Reserva emergencial

Devemos ter consciência de que imprevistos acontecem, e isso atrapalha o planejamento financeiro. Para isso que serve a reserva, com ela é possível garantir uma alternativa para que não sofra com surpresas, mantendo assim a saúde financeira intacta. Parte do lucro líquido deve ser sempre direcionado ao fundo de reservas.

Contas a pagar e receber

Com o controle dessa área, é possível registrar o recebimento, ter controle da inadimplência, pagamentos, entre outros. Mantendo que todo planejamento seja feito e sempre avaliando clientes ativos e devedores, vendas parceladas, cobrança frequente, custos, etc. 

Fluxo de caixa

Ponto chave para um bom controle financeiro, o fluxo de caixa controla as entradas e saídas de dinheiro, com ele é possível saber sobre a saúde e ajudar no planejamento. 

Sendo possível avaliar o cenário que a empresa se encontra e controlar despesas. 

Demonstrativo de resultados

O DRE é um documento que aponta o resumo das operações financeiras de um período, fazendo com que tenha uma perspectiva financeira real. Com isso é possível avaliar os resultados obtidos levando em conta a receita e a rentabilidade. 

Ele otimiza as atividades estratégicas, garante precisão financeira e facilita a tomada de decisões. 

Balanço patrimonial

Seu objetivo é permitir a avaliação do resultado das movimentações financeiras depois de um período. Além das condições financeiras e posição contábil e econômica da empresa. Em conjunto com o DRE, ambos avaliam a viabilidade econômica da organização e dão suporte para futuras decisões estratégicas.

Gestão de custos

Essa parte faz a gestão dos valores, com objetivo de reduzir as despesas e aumentar os lucros, com isso gera mais competitividade, pois a empresa pode oferecer melhores preços. 

Todos esses métodos ajudam muito o controle financeiro e aumentam o crescimento do negócio, potencializam a conquista de objetivos, garantem mais assertividade nas decisões, entre vários outros benefícios.
Mas para aumentar ainda mais essas ferramentas, nada melhor como uma plataforma que além de todos essas vantagens ainda faz tudo isso de forma automatizada: Com o Bankmanager é possível fazer todo o processo de automação financeira, em uma única plataforma.

Nele também é garantido a  segurança e a agilidade nos pagamentos, utilizando um único Token para liberação dos pagamentos, fazer o cadastro e manutenção de títulos de cobrança, imprimir boletos e disponibilizar relatórios gerenciais para acompanhamento da carteira de cobrança entre muitos outros benefícios! Entre em contato agora e garanta nosso software!