Fale agora

Bankmanager

Débito automático no Bankmanager: você sabe o que é repique?
Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

 

Por existir diversas contas a pagar, algumas vezes uma ou outra pode ser esquecida, e isso pode sair caro para a empresa por trás desse pagamento atrasado, foi pensando nisso que o Bankmanager criou o módulo de arrecadação, que nada mais é do que o débito automático por repique, venha entender como funciona!

 

Como funciona o repique?

Antes de entender o repique, deve-se saber como funciona o débito automático.

Ele nada mais é do que um pagamento programado que é debitado automaticamente e direto da conta do cliente, sem precisar nenhuma ação a mais. 

O que deve-se atentar nesse caso é que muitas vezes na conta do pagador, não há saldo suficiente para o pagamento, e nesse caso ele será recusado, aí que entra o benefício do repique!

Ele tem o objetivo de reduzir a inadimplência em pagamentos realizados via débito automático, permitindo a liquidação de faturas de serviços por meio de documentos de arrecadação com código de barras e/ou eletronicamente. 

Caso no dia do pagamento, o mesmo for recusado, existe uma tentativa automática em uma quantidade determinada de dias para que o pagamento seja efetuado, por exemplo: um clube de assinatura tem um cliente que paga por débito automático, no dia do vencimento o pagamento foi recusado por não haver dinheiro disponível na conta, assim é feita uma tentativa automaticamente nos três dias subsequentes para que o pagamento seja realizado. 

O repique é interrompido caso o banco retorne informando que o débito foi efetuado.

A empresa poderá cancelar o processo de repique com o envio da instrução de cancelamento caso identifique o pagamento via outro meio.

Benefícios do repique

Os benefícios são diversos, além de uma segurança maior, por garantia de um pagamento, a empresa tem mais comodidade em oferecer a possibilidade de pagamento via débito automático e o valor é automaticamente debitado da conta do cliente, sem precisar ficar cobrando. 

Tipos de repique

Repique convencional

É o básico, como foi explicado no exemplo acima,  nas configurações da empresa com o banco.Caso o débito não seja realizado a instituição financeira repete a cobrança nos dias subsequentes.

Repique Bankmanager

Aqui, a empresa consegue parametrizar o número de tentativas e o intervalo entre cada tentativa para repetição da cobrança de forma intervalada. Isso aumenta a possibilidade de haver saldo em conta do consumidor.

Por exemplo, empresa com 3 tentativas de repique num intervalo de 2 dias úteis cada.

O que facilita ainda mais, visto que muitas vezes se o cliente não tem dinheiro em um dia, muito provável não ter dinheiro no dia seguinte, com o repique do Bankmanager, é possível padronizar a forma de cobrança que a empresa considera mais eficaz para o seu modelo de negócio!

Gostou dessa novidade? Entre em contato conosco e garanta esse módulo para a sua empresa!